sábado, 24 de março de 2012

E a sedução do Cristianismo vai se confirmando....

Um tanto quanto estarrecido, vejo como se cumpre a Palavra de Deus no que tange à apostasia que haveria de varrer o mundo e a cristandade nesses dias que antecedem ao retorno do Senhor Jesus.

Dave Hunt, colocou esse fato com bastante propriedade em seu livro A Sedução do Cristianismo. Ele acerta em cheio quando pretende alertar aos cristãos acerca da sedução que ganhava força no mundo e não fazia acepção de pessoas. O livro foi publicado pela primeira vez em 1985 nos Estados Unidos e teve sua primeira edição em português em 1994 editado pela Obra Missionária Chamada da Meia Noite (www.chamada.com.br). Desde então, o que Dave Hunt alertava no livro, foi tomando proporções sempre maiores e hoje vemos com clareza tudo sobre o que ele escreveu e alertou.

Muitas vezes vemos notícias veiculadas na mídia acerca das seitas onde exageros, aberrações e até casos de  morte tem ocorrido e deixam-nos com a certeza de que as seitas são nocivas ao ser humano. Sabemos que a definição de seita varia de pessoa para pessoa. Mas como um cristão bíblico e evangélico, considero a Bíblia a revelação final de Deus para o homem. Essa revelação está em 39 livros no Antigo Testamento e nos 27 livros do Novo Testamento. Jesus Cristo e a obra redentora que Ele veio efetuar pela humanidade pecadora é o tema que permeia os 66 livros deste volume que consideramos a Palavra de Deus.

Seita é para mim portanto, um grupo de indivíduos reunidos em torno de uma interpretação errônea da Bíblia, feita por uma ou mais pessoas. E nisto, podem acolher ensinos que tiram a exclusividade de Jesus Cristo como o Único que pode perdoar e salvar o homem de seus pecados. Quando Jesus disse que era o único caminho e a única verdade e vida (Jo 14.6), fez uma declaração em termos absolutos e a aceitação tácita de que Ele é o Salvador do mundo, coloca por terra de forma definitiva todas as afirmações semelhantes de outros homens, religiões, livros ou filosofias.

Isto posto, deveremos compreender as seitas, falsas religiões e filosofias dentro de um espectro mais amplo. Todas elas fazem parte de uma ilusão perpetrada por Satanás de amplo alcance e que caracteriza-se pelo seu inegável poder de sedução das mentes e dos corações humanos. Sendo o homem constituído da forma que é, com sede do transcendente, procurando a razão de sua existência, o porque está aqui e para onde está indo, facilmente ele é seduzido pela ampla oferta que existe no mundo para arrastá-lo para longe da única e derradeira verdade, a verdade de que a Bíblia é a Palavra de Deus e que Jesus Cristo sendo Deus, tomou forma humana para consumar a obra de salvação em nosso favor.

O diabo visa uma união de todas as religiões e crenças. Seu objetivo é que haja a conciliação dos contrários para que uma falsa paz impere sobre o planeta, porque é fato inegável que muitas guerras e conflitos ocorreram e ocorrem devido à religião. O arquiinimigo de Deus e de Seus filhos, conseguirá no período da Grande Tribulação conforme Apocalipse 13, através do Anticristo e do Falso Profeta, unir a todos em torno de uma super religião planetária. E no presente, está a passos largos e acelerados a efetivação desse plano urdido na mente do Maligno.

Os cristãos tem sido alvejados com as setas flamejantes do engano e da mentira. Praticamente todos os dias ouvimos falar de uma nova seita, quer oriunda dentre cristãos, quer dentre os pagãos. Isto ocorre em níveis cada vez mais altos e em todo o mundo. O diabo sabe que Jesus está às portas e também sabe que o governo deste mundo, por permissão divina, lhe será entregue. E através do Anticristo e do Falso Profeta, as duas bestas de Apocalipse 13, ele, o dragão, terá o domínio da humanidade, um único governo mundial (Dn 7.24,23; 11.35,36; Ap 13.7) e o fará empregando a astúcia, o engano e a violência tudo isso em seu mais alto nível. A humanidade de forma conjunta, nunca passou por isso e este foi o motivo de Jesus dizer que se esses dias não fossem abreviados, ninguém se salvaria (Mt 24.22 ) porque o intuito da antiga serpente (Ap 12.9; 20.2) sempre foi e continuará sendo a de matar, roubar e destruir o ser humano (Jo 10.10), imagem e semelhança do Deus trino (Gn 1.26).

Práticas pagãs tem se introduzido na Igreja do Senhor. Aqui e ali, a ignorância em relação às Escrituras vai aumentando e isso mesmo dentre aqueles que são pastores e demais líderes. O amor ao poder terreno também é outra característica das igrejas cristãs modernas, com honrosas exceções. Tudo fazem para manter a visibilidade ou para agradarem às pessoas do mundo com o pretexto de ganhá-las para Cristo. Assim, vão se permitindo práticas e doutrinas que se afastam para cada vez mais longe da simplicidade do culto verdadeiramente cristão, desprovido de pompa e do brilhantismo e opulência que tanto atrai o homem.

Sucesso é uma palavra de ordem. Não usarei a palavra prosperidade porque creio que Deus tem uma  medida de prosperidade para cada um de seus filhos. Conforme Ele prometeu a Josué, de que se ele fosse fiel e obediente, prosperaria em tudo o quanto empreendesse (Js 1.8). O salmo 1 deixa clara a verdade que ser próspero diante de Deus é ser obediente aos Seus mandamentos. Nesse sentido, o maior exemplo de prosperidade que temos na Bíblia é o próprio Jesus Cristo, nosso Senhor, que em tudo foi obediente ao Pai (Jo 6.38; Fp 2.8; Hb 5.8; 10.9). O que muitos querem (não falo de todos) é ter sucesso com igrejas grandes e suntuosas. Creio que o templo de uma denominação poderá até ser grande, mas em igual medida ou superior deverá ser aquela parcela do Corpo de Cristo que congrega ali, dotada das virtudes cristãs e serem semelhantes ao Senhor em tudo, o fruto do Espírito deve ser super abundante, porque não chamou Deus a Seus filhos para construir templos enormes e viverem de corações e almas vazios e assim não serem nem luz nem sal para este mundo perdido.

Ênfase em curas e em milagres é corriqueiro hoje também e isto de tal forma está sendo vulgarizado que muitos perdem a fé e já não querem mais crer que Jesus pode sim, porque nEle há poder e autoridade para isso, curar a qualquer tipo de enfermidade. Muitas igrejas colocam essa ênfase em alto grau e já não está sendo pregado mais sobre o pecado do ser humano, sobre a necessidade do novo nascimento e a ordem para o crente tenha um viver santo. Igrejas deste tipo atraem as pessoas, mas Jesus Cristo repudia isso assim como Ele disse em João 6 de que muitos dos que o seguiam, faziam pelos motivos errados. É este tipo de mentalidade que está sendo implantado entre o povo hoje e isto a meu ver gera uma multidão de pessoas interesseiras, superficiais e incrédulas.

Acredita-se em um evangelho mágico. Onde basta declarar, determinar, tomar posse, e as coisas ocorrerão em nossa vida, "o milagre acontecerá". Prega-se um evangelho materialista que valoriza demais as coisas desta terra e não coloca em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça (Mt 6.33) como disse Jesus. Por isso, muitos líderes de hoje não só em nosso país como em muitos outros, estão ricos materialmente mas tenho dúvidas se as ovelhas que "pastoreiam" estão verdadeiramente alimentadas pela Palavra de Deus, porque onde predominam o sucesso, o materialismo e o amor ao dinheiro, não podem reinar juntamente a humildade, a mansidão, o amor de uns para com os outros, o amor às almas que se perdem, o anseio pelas coisas do céu.

A sedução do Cristianismo também se demonstra na rejeição da Bíblia como única regra de fé e prática do cristão. Em aceitar outras "revelações" que nada mais são que estratégias satânicas para demover a Palavra de Deus de sua posição singular. Muitos que antes criam em tudo o que a Bíblia dizia, que criam que ela era  inerrante, autorizada, inspirada pelo Espírito Santo, agora, cumprindo a palavra revelada ao apóstolo Paulo em 1Tm 4.1: "Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios", passaram a aceitar outros escritos, outros livros que supostamente completariam a revelação contida no texto bíblico. Em alguns casos, não se chega a negar a Bíblia explicitamente, mas apresentam outra perspectiva por exemplo, das origens, história e destino humanos. Podem apresentam também novas revelações sobre Jesus. E em tudo, muitas das publicações desses grupos propõem uma nova ordem para o mundo declarando que a atual civilização está condenada e uma época áurea está chegando para a humanidade neste planeta.

Este é o âmago das ideias do Movimento da Nova Era, que é uma coalizão de grupos entrelaçados, uma rede planetária, que tem a intenção de fazer convergir todas as ideologias religiosas visando à unidade da raça humana em torno de uma suprema religião mundial. Isto a seu tempo ocorrerá porque a Palavra de Deus vai se cumprir cabalmente (Jr 1.12).

Claramente a Bíblia declara que surgiriam falsos cristos, falsos profetas e falsos apóstolos (Mt 7.15-23; 24.5; At 20.29,30; 1Jo 2.18,19).  Paulo assim declarou: "Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras" (2Co 11.13-15). Nossa postura enquanto discípulos de Cristo é de compaixão pelos que foram ou estão sendo envolvidos nas teias diabólicas do engano e da apostasia mas igualmente, nos opor com vigor às doutrinas falsas e estranhas ao Evangelho, denunciando algum "outro" evangelho (Gl 1.6-10) que surgir como falso e não se preocupar nisso em agradar a homens como claramente diz essa passagem. Um dos piores enganos que podem surgir, são de grupos sectários surgidos nas fileiras do próprio Cristianismo ortodoxo, grupos heterodoxos portanto, que possuem inúmeras verdades bíblicas em seus ensinos, embora misturadas com errôneos ensinos humanos e por causa disso, mais facilmente enganam os incautos.

Eu me posiciono dentro das fronteiras do Cristianismo bíblico. Este foi ensinado pelos apóstolos, defendido pelos pais da Igreja e redescoberto pelos reformadores do século 16. Repudio qualquer tentativa de aceitação de outras "revelações", ou novas "verdades" além da Bíblia Sagrada. Abomino também a líderes que exigem submissão e obediência cega aos seus ensinos, suas ideias próprias. Denuncio como tentativas do Inimigo para arrastar cada vez mais discípulos que, embora creiam nas doutrinas cardeais do Cristianismo bíblico e ortodoxo, também estão aceitando essas pseudo-revelações e isto para ruína de sua própria alma.

Leiamos as solenes e proféticas palavras do apóstolo Pedro: "E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade" (2Pe 2.1,2). 

A sedução da fé cristã vai sendo confirmada a cada dia. Mas Deus, o Senhor do Exércitos está reordenando as fileiras de Seu povo. O tempo final se aproxima. Você ainda se encontra nas fileiras do Único Rei do reis e Senhor dos senhores, ou infelizmente foi aliciado, foi seduzido, e está nas fileiras do príncipe deste mundo? Se for este o caso, ainda há tempo de reenganjar-se nas fileiras do Vencedor.

Pense muito bem sobre tudo isso.  











3 comentários:

  1. Graça e paz irmão, é bom mesmo falar sobre estas seitas que querema acrescentar a Bíblia outras revelações que parecem mas não são de Deus, fiquemos atentos também ao ecumenismo religioso que nos cnvencer a aliar a nossa fé a uma falsa paz religiosa. Que Jesus continue abençoando, shalon adonai..

    ResponderExcluir
  2. É verdade Carlos André, as seitas querem subverter a Palavra de Deus e deveremos sempre estar atentos. Também o ecumenismo é preocupante porque se aceitarmos isso, a força do testemunho de que Jesus Cristo é o único caminho para Deus perderá sua eficácia. Que Deus te abençoe igualmente.

    ResponderExcluir
  3. PRESADOS IRMÃO SERA QUE OS DITOS CRISTÃO NÃO E AVALIA QUE AFÉ HENUINA ESTA ACABANDO,E NASCENDO UMA NOVA FÉ E UM NOVO EVANGELHO E UM NOVE DEUS, QUE NÃO E O CRIADOR DO UNIVRSO,Mateus
    16:1 E, CHEGANDO-SE os fariseus e os saduceus, para o tentarem, pediram-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu.
    16:2 Mas ele, respondendo, disse-lhes: Quando é chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro.
    16:3 E, pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis discernir a face do céu, e não conheceis os sinais dos tempos?
    16:4 Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas. E, deixando-os, retirou-se.
    TIRE UMA CONCLUSÃO POR VOCE MESMO

    ResponderExcluir