domingo, 11 de dezembro de 2011

Deus e Sua aliança eterna com Israel, a nação que não passará


O povo de Israel é o povo da aliança. Eles são a oliveira verdadeira. Nós, gentios dentre todas as nações, considerados zambujeiros, ou seja, oliveiras silvestres, fomos enxertados no lugar dos ramos naturais que foram cortados. Passamos então, como a Igreja de Cristo, a fazer parte da raiz e da seiva da oliveira verdadeira, Israel (Rm 11.16-24).

Mas isso jamais elimina o fato de que Israel continua a ser o povo da aliança. O povo a quem o Senhor dos Exércitos estabeleceu uma aliança desde Abraão (Gn caps. 12,15 e 17). Este é o pacto central. Deus prometera a Abraão quatro bençãos: 1) Benção pessoal - Um grande nome; 2) Benção territorial - Vasta extensão de terra prometida aos seus descendentes; 3) Benção nacional - Uma grande nação; 4) Benção espiritual - Todas as nações seriam abençoadas na semente de Abraão.

E o apóstolo Paulo confirma isto ao dizer em Rm 9.5 que dos judeus, ou seja, dos descendentes de Abraão, procede o Messias, Jesus Cristo, Deus bendito eternamente que se fez carne por nós para nos trazer uma eterna salvação.

Depois ainda deparamos com a aliança mosaica (Êx caps. 20 a 23), onde as bençãos prometidas a Israel estavam sob a condição de obediência de toda a nação. Temos a aliança palestínica (Dt caps.28 a 30). Deus promete a terra da Palestina de forma perpétua a Israel, mas a permanência nela fica sob condição de obediência. Há também a aliança davídica (2Sm 7.10-16) onde o trono de Israel é prometido aos descendentes de Davi como possessão perpétua (Cristo, descendente de Davi, e o herdeiro legítimo, eterno e perfeito desse trono). Também declinamos aqui a aliança espiritual (Gl 3.8) onde a "justificação pela fé" seria oferecida através da semente de Abraão.

Nesta semana, estava meditando no texto de Jr 31.31-40, que fala de uma nova aliança. Esta nova aliança com Jeremias seria estabelecida a fim de substituir a aliança mosaica no que diz respeito às bençãos pessoais na nova dispensação em Israel. Retiro agora da Bíblia de Estudo Vida Nova o que se segue:

1) Essa nova aliança iria substituir a antiga aliança que Israel havia quebrado, a aliança mosaica (Jr 31.32; Hb 8.7,8).
2) Seria uma aliança de graça e não de obras (31.32; Hb 8.6).
3) Esta nova aliança promete o novo nascimento mediante o qual, a lei de Deus é escrita nos corações de Seu povo (31.33; 32.39; Hb 8.10; 10.16).
4) A nova aliança promete a conversão da nação de Israel a Deus (31.33,34; 32.38; Hb 8.10).
5) A nova aliança promete o perdão dos pecados (31.34; Hb 8.12; 10.17).
6) A nova aliança promete a vinda de bençãos de Deus sobre Israel (32.39,40).
7) A nova aliança é um pacto eterno (32.40).
8) Embora a nova aliança tivesse sido expressamente feita com os filhos de Israel, a epístola aos Hebreus aplica os benefícios da graça, que fluem dessa nova aliança, à Igreja. O atual ministério de nosso Senhor baseia-se em Seu ofício medianeiro de Seu melhor pacto (Hb 8.6). O privilégio dos crentes, durante nosso tempo, de entrar no Santo dos Santos através sangue de Jesus, diz respeito a essa nova aliança (Hb 10.14-22). A ceia do Senhor baseia-se sobre a nova aliança (Lc 2.20). Finalizando, isso não significa que a nova aliança deve ser entendida como declaração de que as promessas milenares a Israel não tenham de ser observadas. Essas promessas serão cumpridas (Rm 11.26).

Por isso abismado com a ousadia de líderes como o presidente do Irã, ou os terroristas do Hamas ou do Hezbollah, que querem a destruição da nação judaica. Eles anseiam varrer a Israel do mapa, assim como Hitler quase conseguiu ao matar seis milhões de judeus na Segunda Grande Guerra. O antisemitismo vem de longe. Na Idade Média, por exemplo, os judeus foram acusados pela peste negra que devastou a Europa, entre os anos de 1340 e 1350. Milhares foram mortos em mais de 350 cidades européias. Foram estrangulados, queimados vivos, afogados, linchados, enforcados. A Inquisição, o nefasto tribunal instituído pelo Catolicismo romano para caçar os "hereges" matou muitos judeus na Espanha e em Portugal. Nos sécs. 19 e 20, na Rússia, ocorreram os "pogroms", ou seja, ataques violentos e maciços contra os judeus e a destruição de suas casas, de seus negócios e de suas sinagogas. Milhares foram mortos nessas perseguições.

Esses são alguns dos poucos exemplos de como Satanás intentou e ainda continua agindo contra a presença do povo judeu no mundo. Mas o texto de Jeremias 31 deixa bem clara, de forma absolutamente cristalina para quem quiser ler, a eternidade da nação de Israel. Esta nação jamais passará. De forma linda e solene, o texto dos versículos 35 a 37 dizem-nos assim: "Assim diz o Senhor, que dá o sol para a luz do dia, e as ordenanças da lua e das estrelas para luz da noite, que agita o mar, bramando as suas ondas; o Senhor dos Exércitos é o seu nome. Se falharem estas ordenanças de diante de mim, diz o Senhor, deixará também a descendência de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre. Assim disse o Senhor: Se puderem ser medidos os céus lá em cima, e sondados os fundamentos da terra cá em baixo, também eu rejeitarei toda a descendência de Israel, por tudo quanto fizeram, diz o Senhor."

Lemos de forma absolutamente esclarecedora, de que assim como não haverá de falhar o funcionamento do sol e da lua e também como é impossível serem medidos os céus ou sondados os fundamentos do planeta Terra, assim também a nação de Israel para sempre permanecerá.

Quando Deus fez as promessas ao patriarca Abraão, Ele tinha diante de Si a eternidade. Não fez as promessas ao Seu servo visando tão somente a dimensão do tempo e do espaço, pois o Santo habita justamente a eternidade, conforme escreve o profeta Isaías (57.15). Assim, nos quedamos maravilhados diante da profundidade do que Deus pactuou com Israel, e mesmo que Seu povo tenha sido rebelde, isso não anularia as promessas de forma alguma.

Alegremo-nos portanto, ó Igreja do Senhor, porque somos participantes destas bençãos. Estamos enxertados na oliveira verdadeira como disse anteriormente. E ainda ocorrerá a conversão nacional do judeus conforme se lê no livro do profeta Zacarias (12.10). Quando Jerusalém estiver cercadas pelos exércitos do Anticristo, o Leão da Tribo de Judá, Ele mesmo, nosso Senhor Jesus Cristo, dos altos céus irromperá e derrotará de forma instantânea aos inimigos de Seu povo, e o Israel daqueles dias se converterá nacionalmente ao Senhor Jesus, a quem hoje em sua grande maioria ainda não reconhecem como o Maschiach, como o Messias que tanto aguardam.

Os inimigos de Israel continuam ativos no mundo de hoje, como os grupos neonazistas, isso inclusive aqui no Brasil. Muitos não tem nenhum temor de Deus e se declaram inimigos dos judeus, responsabilizando-os pelas mazelas que existem e que afetam a humanidade. Inclusive muitos dizem que são totalmente a favor da causa palestina, execram a Israel dizendo que os israelenses matam covardemente ao povo palestino (sem considerarem o direito do Estado judeu de se defender dos foguetes e homens-bomba do Hamas, por exemplo) Muitas mentiras grassam pela mídia, isto tudo sendo obra do diabo. Mas tudo isso não passam de infames acusações contra o povo do qual descende o Salvador do mundo. Jesus mesmo disse isso: "Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus" (Jo 4.22).

Que possamos amar e interceder pelos judeus, para que conheçam a Jesus assim como fez o apóstolo Paulo, que sentia grande tristeza e contínua dor em seu coração, porque desejava a salvação de seus compatriotas (Rm 9.1-3).

Ame os judeus. Ame a Israel. Deus não anulou as promessas concernentes ao Seu povo e nem anulará jamais, mas cumprirá tudo no tempo determinado. Pense nisso.

7 comentários:

  1. Glória a deus fomos enxertados meu amigo. Por isso em alegro sim com tanto amor e bondade do nosso rei. vamos orar pelos Judeus sim pois nossa Salvação veio deles. Aqui sempre aprendo contigo. Paz Cicero!

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo: Deus com "d" maiúsculo. Paz!

    ResponderExcluir
  3. Puxa, me sinto pequeno diante de sua afirmativa de que aprende comigo, é o contrário maninha eu é que aprendo com vc, kkkkkkkk, Deus te abençoe e te perdoo o "d" minúsculo viu? Kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Pare com isso Cicero, eu aprendo sim. Amo-te em Cristo Jesus!

    ResponderExcluir
  5. Aprendemos sim uns com os outros....tb te amo em Jesus, bjos!

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto! Como sempre, Cícero. Precisava muito meditar a respeito dessas verdades absolutas. Grande consolo é saber que, como enxertos que somos, também temos direito a esta mesma proteção que o Senhor dá a Israel. Isto é, Satanás não pode nos destruir e nem aos nossos sonhos e projetos. O Senhor é a nossa guarda! Ele vive e vela por cada um de nós. Afinal, fomos comprados por um alto preço ! Fique na Paz! E que Nosso Senhor continue abençoando seu ministério e a sua vida.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Claudia, fico feliz mais uma vez que tenha sido edificada com um de meus textos. Também o DEUS de Israel seja abençoador para você!

    ResponderExcluir