quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Apocalipse, o grande livro da atualidade

Não precisarei tentar explicar neste post, qual escola de interpretação teria uma leitura correta do livro do Apocalipse. Não é esse o objetivo. Posso apontar a interpretação que considero a mais plausível, todavia sem ser exaustivo ou dogmático. Mas, o que quero demonstrar é que, sob muitos aspectos, o livro do Apocalipse, com justa e fundadas razões, pode ser considerado o grande livro da atualidade. Porque afirmo isso?

Por causa das aceleradas mudanças que hoje ocorrem no mundo. Mas, antes que continue, quero deixar clara minha particular visão quanto ao livro de Apocalipse. Existem como todo estudioso do assunto deve saber, pelo menos quatro escolas de interpretação do livro, preterista, idealista, futurista e historicista. A escola preterista entende que todo o simbolismo do Apocalipse se relaciona unicamente com os acontecimentos da época em que foi escrito. Nada no simbolismo dos selos, trombetas, e taças tem qualquer relação com o futuro. A escola idealista, que se relaciona bem de perto com a escola preterista, entende que o Apocalipse é meramente um quadro simbólico da luta constante entre o bem e o mal, entre o Cristianismo e o paganismo.

Somos seguidores da fusão das duas últimas duas escolas, a saber, historicista e futurista. Do capítulo 1 até o 3, o apóstolo João fala no tempo presente, o que está ali descrito em relação às sete igrejas (Ap 1.20-3.22). Do capítulo 4 em diante até o capítulo 19, segundo nosso entendimento escatológico, compreendemos que está sendo detalhado tudo o que ocorrerá no período da Grande Tribulação. Jesus disse a João: "Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer" (Ap 1.19) referindo-se claramente ao futuro, ou seja, ao aspecto eminentemente profético da maior parte do livro.

Isso posto, é possível entender claramente os tempos em que vivemos à luz do que diz o Apocalipse. Não tenho a menor intenção de tentar explicar aqui o significa o número 666, ou quem será o Anticristo, nada disso. Aprendi cedo que o que nos está claramente revelado na Bíblia, nisto devemos permanecer mas aquilo que nos é velado, pertence a Deus (Dt 29.29) e o próprio livro de Apocalipse nos adverte seriamente para não acrescentarmos ou tirarmos qualquer palavra da profecia do livro (22.18,19).

Apocalipse, o grande livro da atualidade, porque em primeiro lugar apresenta a perspectiva divina da história humana. É clara a intervenção de Deus por todo livro, demonstrando cabalmente Sua soberania. Creio que é por isso que o livro assim inicia: "REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo" (Ap 1.1). Só o Soberano e Eterno Deus poderia trazer esta revelação sobre o futuro, doutra forma nada haveríamos de saber.

Outro aspecto a ressaltar, é a posição central do Senhor Jesus Cristo por todo livro. Mas, principalmente, destaco Sua posição central no meio de Sua Igreja (1.12-20). Mediante isso, acho que acho que está já mais do que na hora de os homens que dizem servir a Jesus Cristo, que dizem conduzir seu rebanho ou ensiná-lo, já passa da hora de deixarem de ser eles mesmos o centro, o foco, a razão de ser do que faz a Igreja ser a Igreja do Senhor e enxergarem claramente de que o Único dono e Senhor da Igreja é o Senhor Jesus Cristo. Falo isto porque estamos em um tempo de personalismos e messianismos por toda parte.

Existe um otimismo que permeia todo o livro, porque antevê a vitória final do Senhor Jesus sobre a besta e o falso profeta (19.1-21). Mas este otimismo é contrastado ao retratar com fidelidade o pecado e o mal presente no mundo e no homem. Não há a menor hipótese de que este mundo vá melhorar com o decorrer do tempo (pela pregação do Evangelho, ou pelo humanismo, que tem uma visão extremamente otimista do ser humano). O Apocalipse demonstra que a humanidade destes tempos finais, em sua maioria, permanecerá em um estado de rebeldia contra Deus e Seu Ungido, o Senhor Jesus Cristo (Sl 2). Tanto é assim que, segundo o que está escrito em Ap 20.7-9 haverá um último ato de incrível rebelião contra o Todo-Poderoso Deus, mostrando em cores vivas a inegável e profunda condição decaída do ser humano.

Também, e chamo muito sua atenção para isso, existem referências no Apocalipse sobre imagens que falam (13.15), fogo que desce do céu (13.13), controle econômico do mundo inteiro (13.16,17), surgimento de uma grande e única religião mundial (13.14), devastação da terra por causa de causas físicas e também o aumento da temperatura solar, fato que os cientistas comprovam que ocorrerá (16.8), o completo colapso do centro da civilização em uma hora, ou seja, demonstrando que qualquer lugar da Terra, ou qualquer cidade que seja, com as armas de destruição em massa que existem, nucleares ou outras que talvez já existam e nem tenhamos conhecimento, pode ser imediatamente atacada e destruída (18.18-20) e, aquilo que repudio como uma grandiosa tendência de hoje, o clamor de muitos para que seja implementada a Nova Ordem Mundial com seu supremo governante, um líder que não só o Apocalipse prediz que surgirá, como também no livro de Daniel, nos escritos paulinos, na primeira epístola de João, a besta, o Anticristo.

Tudo isso hoje é plausível. Você duvida? Então olhe bem ao seu redor. Se você não é um completo alienado (e acredito que não seja) sabe que aquilo que o Apocalipse previu, é perfeitamente realizável nesta nossa geração, posto que no tempo do Império Romano, época em que o livro foi escrito, não havia a menor possibilidade de se realizar a grande maioria das coisas que acabamos de descrever.

Tudo o que ocorre hoje aponta para os acontecimentos dos capítulos 4 a 19. A Grande Tribulação. O período mais horrendo da história humana que ainda ocorrerá. Não houve ainda e nem haverá depois, obviamente, tal período tenebroso para o planeta Terra e os seres humanos. Esta é a grande verdade que o livro de Apocalipse declina.

O Apocalipse é o livro mais moderno que existe. Nenhuma outra escritura especifica em cores tão nítidas o que ocorrerá com este mundo. Mas tudo isso se encaixa no calendário divino para a humanidade, os propósitos eternos d'Aquele por quem e para quem são todas as coisas. Jesus prometeu voltar no Seu grande sermão profético em Mateus 24. E não quero aqui comentar se Ele voltará antes, no meio, ou após a Grande Tribulação, porque todos estes pontos de vista tribulacionais encontram apoio escriturístico. Logo, o que devemos fazer é ter como certa Sua vinda e vivermos como disse o apóstolo Pedro: "Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz" (2Pe 3.10-14).

Faremos bem e honraremos a Deus considerando Sua Eterna e imutável Palavra em todos os aspectos de nossa vida. E o livro de Apocalipse, constitui-se de grande importância, levando o cristão a entender o plano de Deus para esse mundo, Suas intenções salvíficas para com a humanidade, Sua intenção em depurar o pecado e o universo de todo o mal, banindo Satanás para todo sempre e fazendo com que Seu Reino seja tudo em todos para todo o sempre.

Abaixo todo falso profeta, astrólogo, vidente, mago ou coisa parecida que enganosamente diz para as pessoas o que ocorrerá ao mundo. Apocalipse, um livro atual e que não deixa nenhuma dúvida sobre os planos infalíveis do Eterno. Nada se pode comparar a este livro em termos proféticos. O problema de filmes como Armageddon, 2012, Guerra dos Mundos, O Dia Depois do Amanhã, Independence Day, Impacto Profundo e outros menos cotados, é que muitas pessoas acabam acreditando nessas histórias supondo mesmo que a verdade está ali. Mas a indústria do entretenimento tem por objetivo fazer com suas obras sejam as mais realistas possíveis para que seu faturamento seja mais alto. E a cegueira da humanidade e o desprezo pelas Escrituras, notadamente o Apocalipse continuará a aumentar.

Que Deus possa conduzir Sua Igreja de tal forma que a mensagem pregada e ensinada do livro de Apocalipse conduza as almas a Jesus, não por medo do "fim do mundo" mas pela convicção do Espírito Santo de que "Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo" (Ap 1.3).

Vamos todos guardar as palavras desse abençoado livro, pensando e meditando nele e bem como em toda a Bíblia a cada dia. Amém.












Um comentário:

  1. Urgente, urgentíssimo pl 122, será votada nesta quinta feira 08/12/2011, na comissão de direitos humanos do senado.

    ResponderExcluir