segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Os propósitos de Deus não podem ser mudados


Deus têm propósitos para suas criaturas e estes não podem ser mudados. Esta afirmação faço baseado na imutabilidade do Deus que é eterno, do Deus que tudo pode realizar, d'Aquele que é conhecedor de todas as coisas. Isto não significa que esteja sendo violado o livre-arbítrio humano. Que me desculpem muitos amados irmãos que não acreditam na livre-agência do homem, mas nós podemos sim decidir se vamos servir ao Senhor ou se iremos rejeitar seus propósitos para nós. Acontece que o Senhor é tão bom, que mesmo em nossos caminhos errados, Ele trabalha de tal forma que, ao final, Sua vontade possa prevalecer.

O texto de Efésios 1.10-12 diz assim: "De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho de sua vontade; Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo." O apóstolo Paulo por inspiração do Espírito Santo, traz à lume neste texto de que tudo ao final convergirá para Cristo. Ele é o centro e o alvo final dos propósitos do Deus Eterno. Se é assim na grande consumação dos séculos e prosseguindo pela eternidade afora, então, nossas ações de cada dia, todas as nossas atitudes também estão sendo pautadas pelo Senhor. Ele cumprirá cabalmente seus propósitos, quer aceitemos isto ou não. Uma das passagens que demonstra de fato como Deus têm poder para convergir tudo visando Sua glória e Sua santa e eterna vontade, está em Pv 21.1: "O coração do rei é como a corrente de águas nas mãos do Senhor: ele dirige para onde quer" (Almeida Séc. 21).

Portanto, em tudo o que levamos a cabo em nossas vidas, deveremos entender pela Palavra de Deus, que Ele de fato tem planos. Planos ou propósitos perfeitos e inigualáveis. Através do profeta Isaías, o Senhor declara taxativamente de que os caminhos d'Ele não são os nossos e que os Seus caminhos são infinitamente mais elevados que os nossos (55.8,9).

Por vezes até achamos que poderemos sobrepujar os propósitos de Deus para nossas vidas. Mas isto logo se configurará uma insensatez visto que somos pecadores, falíveis, finitos, humanos pois. A alternativa melhor que se nos apresenta é de que entendamos os propósitos que Ele delineou para nosso bem e aceitemos então o que o Senhor tem de melhor para nós, ou seja, a Sua vontade, boa perfeita e agradável (Rm 12.2).

Os propósitos de Deus não podem ser mudados. Mas o nosso coração sim. Para que se adequar à vontade d'Ele. Para não sucumbir em planos errôneos. Para extirpar de nossa vida as vaidades e ilusões em que mergulhamos e depois encontramos dificuldades para delas sairmos. Precisamos da ajuda do Senhor. Como disse Davi no Salmo 25.9,10: "Guiará os mansos em justiça e aos mansos ensinará o seu caminho. Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para aqueles que guardam a sua aliança e os seus testemunhos."

Se você puder, agora mesmo, pare um pouco e pense sobre isso. Que Jesus Cristo abençoe ricamente sua vida. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário