quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A dura vida dos "homeless" (sem teto) em Londres


Londres, capital da Inglaterra, cidade famosa mundialmente, ponto turístico sempre visitado por 10 entre 10 turistas que vão à Europa, pode ter todo um glamour - e com justa razão, pelo fato de ser sede da monarquia inglesa, por exemplo, mas também possui sua cota de injustiças e misérias no fato de que os imigrantes sem teto naquele país, conhecidos como homeless, são pessoas de vários países que vão para a Inglaterra e por várias razões, não conseguem emprego ou ficam desempregadas e passam então a perambular pelas ruas. Começam então a ter uma vida de submundo pois envolvem-se com o alcoolismo, drogas e prostituição. Além do próprio desemprego, que sempre será a causa principal para que se atirem a esta vida marginal em que muitos deles jamais teriam em seus países de origem.

Morar e trabalhar em Londres para muitos deles é sempre muito problemático pois a maioria é constituída de imigrantes ilegais. Sendo assim, a vida se lhes configura muito difícil numa cidade onde o padrão de vida é alto e tudo é muito caro.

Escrevo este post porque me admirei com o trabalho de um ministério cristão em Londres que procura alcançar este contigente de pessoas para Cristo. Demonstrando amor, procurando estar junto a eles. Não temendo lhes abraçar e sentando junto com homens e mulheres ouvindo com atenção suas histórias e lhes compartilhando o Evangelho que liberta verdadeiramente. É fantástico este trabalho porque a simplicidade do contato humano, tão ausente em outros contextos, ali se faz presente e é de grande auxílio para aqueles seres humanos, ajudando-os a sentirem-se acolhidos e em amor.

A neve das ruas em Londres torna a vida dos homeless muito difícil. Muitos então se envolvem com o alcoolismo e sabe-se do fato de que a bebida alcoólica em excesso faz com que uma substância química presente no sangue seja reduzida e assim contribui para a redução da temperatura corporal. Eles alegam beber para se aquecer mas na verdade cada vez mais reduzem a referida substância que os ajudaria a manterem-se aquecidos e com isso mais facilmente vão a óbito no rigoroso inverno londrino. Isto é uma terrível verdade.

Mas o que nos alegra sobremaneira é como Deus se preocupa com todos. Como Ele chama, prepara e envia seus filhos para que Lhe sirvam em meio a pessoas que de outra forma estariam condenadas ao ostracismo, à indiferença, à marginalidade. Pierre Cazanga Ribeiro é um desses homens de Deus que desenvolve um trabalho magnífico em meio aos homeless de Londres. Ele possui uma equipe com pessoas de várias nacionalidades e todas as terças-feiras eles oram pela libertação e salvação dessas pessoas. Nas ruas elas são contatadas e um elo de confiança é formado. Nas quartas-feiras comparecem ao local onde são distribuídos alimentos, roupas e material de higiene pessoal.

Muitos chegam sem emprego, embriagados, drogados alguns outros. Há até alguns que aparentam estar endemoninhados, a grande maioria está desesperançada. Pensam na vida que estão levando e procuram por uma resposta. Pierre e seus companheiros de ministério os servem, eles se sentam junto a eles e comem com eles. A amizade deve ser cultivada para que então Jesus Cristo, o Único que pode libertá-los de suas prisões espirituais, seja-lhes anunciado.

Achei maravilhoso ao ler no blog do Pierre (http://pierreribeiro.blogspot.com/) o que ele mesmo escreveu sobre a experiência de ministrar a estas pessoas, leiamos:

Depois de vários dias trabalhando com os "homeless" (pessoas sem casa) pude observar que em todas as nossas reuniões, sempre quando eu chegava eles se levantavam para falar comigo. Algumas vezes se formava uma pequena fila. Eles eram seres humanos, carentes de seres da mesma espécie. Nós comíamos junto com eles e aproveitávamos todos os momentos para falar sobre o infinito amor de Deus. "Comer com" é diferente de "Dar comida para". Nós, seres humanos, precisamos de momentos simples que também são muito significativos para os outros pertencentes a espécie humana. Jesus "comia com" e tive esta experiência.


Realmente é coisa diferenciada se sentamos juntos e comemos com eles porque assim, como disse o próprio Pierre,

Éramos iguais: estávamos debaixo do mesmo teto, no mesmo nível, sentados na mesma mesa, comendo a mesma comida, nosso cheiro se misturava... Foi um momento inesquecível. Observei que estive me ocupando mais com coisas e menos com a simplicidade das pessoas. Olhava para o exterior e menos para o interior. Afinal, Jesus Cristo morreu pelas pessoas! Na simplicidade é possível ver o amor do Pai.

Gostaria que muitos de nós, a começar de mim, pudessem começar a olhar com outros olhos as pessoas. Pessoas pelas quais Cristo morreu, assim como morreu por todos nós. Tenho por certo que estes ministérios tão maravilhosos e necessários para aqueles sem-teto das ruas de Londres, tem outro objetivo qual seja o de nos levar a ministrar da mesma maneira e com a mesma simplicidade e amor. Estamos cheios de orgulho, amor próprio, frivolidades, egoísmos. Definitivamente não estamos olhando para as pessoas com o mesmo olhar de compaixão de Jesus e que Pierre e seus companheiros de forma tão linda e tremenda têm demonstrado entre os homeless de Londres.

Finalizo com estas palavras contundentes de Pierre Cazanga Ribeiro, missionário brasileiro entre os sem-teto de Londres, Inglaterra:

Na verdade, eu não mantinha um contato significativo com a pessoa e pensava que estava fazendo um bem para ela. Eu estava enganado. As pessoas precisam de contato. O contato manifesta nossa humanidade e nos coloca no mesmo nível, sem máscaras. Precisamos exercer nossa humanidade para manifestar nossa espiritualidade.

Que eu e você possamos pensar muito sobre tudo isso.

5 comentários:

  1. Parabéns ao missionário Pierre Cazanga Ribeiro, pois Deus o levou a uma experiência tremenda, que bom podermos ter este contacto real, que nos coloca de igual pra igual ou seja, a mesma condição humana. Muito bom o artigo Cicero. Paz querido!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado mais uma vez querida Rô, é bom sempre receber sua visita e comentários, sinto-me honrado, volte sempre, fique na Paz!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado. Tenho certeza de que mais e mais pessoas irão despertar pela necessidade alcançar pessoas no mundo todo através do seu trabalho. Deus abençoe você e seu lindo ministério. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Pierre, mas o ministério lindo realmente é o seu,muitíssimo mais importante que o meu de simples escriba na web. Que o Senhor abençoe vc com toda sorte de bençãos nos lugares celestiais em Cristo Jesus!

    ResponderExcluir