terça-feira, 5 de outubro de 2010

O que fazem para promover o ocultismo…

Já comentei outras vezes que o cristão deve exercer seu discernimento e não só em benefício próprio, mas procurando ajudar outras pessoas quando se fizer necessário. A edição da presente data do telejornal Hoje da Rede Globo de Televisão divulgou uma matéria sobre o jogo do compasso, também conhecido como brincadeira do copo ou mesa ou tabuleiro de ouija. É um jogo ou brincadeira que de inocente ou inofensivo não tem nada. É puro ocultismo. É invocação de demônios. Consiste de uma mesa onde é colocado um copo, à volta do qual se forma um círculo com as várias letras do abecedário, para que o copo alegadamente por si só se possa dirigir às letras e formar palavras em resposta às perguntas feitas pelos jogadores. Ou, um papel onde está escrito, sim ou não e um compasso que é utilizado para apontar as respostas corretas.

A matéria do Jornal Hoje foi veiculada e foi tratada em sua maior parte como se tratasse realmente de uma inocente brincadeira entre os alunos de uma escola. Quatro jovens numa mesa onde estavam um papel escrito sim e não, a invocação “se tiver algum espírito aqui, que se manifeste agora”, seguido da pergunta feita por um dos participantes e o giro do compasso para fornecer a resposta. Trata-se de uma forma de popularizar entre as pessoas e principalmente entre os jovens e adolescentes, naturalmente curiosos, o ocultismo.

Josh McDowell e Don Stewart no livro Entendendo o Oculto (Ed Candeia, p. 98) dão uma definição sobre o que é a mesa de ouija citando o Dictionary of Mysticism: “É um instrumento para a comunicação com os espíritos dos mortos (!!!). Apresenta várias formas e desenhos, alguns deles já usados no sexto século antes de Cristo. A característica comum a todas é que um objeto se move sob a mão de um médium e um de seus cantos, ou um ponteiro fixado a ele, traduz mensagens apontando letras do alfabeto escritas num quadro que faz parte do instrumento.” Obviamente, discordamos da afirmação do autor da fonte que McDowell citou porque não são espíritos dos mortos, mas sim, espíritos enganadores, ou seja, demônios, que atuam nestas sessões.

Aliás, tal “passatempo” não é nada diferente de uma sessão espírita, com todos os seus perigos espirituais por contatar as potestades do mal. Na reportagem da TV Globo a repórter entrevistou a tia de uma jovem que participou da mesa e acreditou que um “espírito” moveu no copo e por isso ficou muito impressionada e, segundo a referida senhora, “ela estava fora de si, em transe, passou a ter alucinações como se alguém estivesse seguindo ela.” O que causou-me asco foi um psicólogo que disse o seguinte sobre o fato: “Se ela acredita naquilo ela vai produzir sentido para tudo o que está em volta dela ali e aí ela acredita que vai ver um espírito, ela acaba vendo este espírito porque ela produz este sentido.” Ou seja, este profissional quer nos fazer entender que a jovem em questão estava sentindo coisas que eram da própria mente dela….

Outro testemunho que a reportagem nos trouxe foi de uma jovem que na adolescência o jogo do compasso virou um vício. Ela conta: “Eu estava começando a ficar muito atormentada, nos momentos em que não estava fazendo, sentia presenças, via vultos.” Novamente é solicitada a palavra do referido psicólogo que diz, lamentavelmente, que “a brincadeira não é boa nem ruim e que fará efeito nas pessoas de acordo com o modo como cada um percebe o mundo, significa o mundo.” E a reportagem termina mostrando os jovens no início da matéria e um deles que comandava a brincadeira ao qual joga com regularidade, admitindo que dá uma “mãozinha” para o além ao manipular o jogo (fraudulento e desonesto além de tudo, que belo exemplo de recreação). E a apresentadora do JH dizendo, “é uma brincadeira né?”

Sim, é uma brincadeira. Brincadeira perigosa com as hostes espirituais da maldade (Ef 6.12). Brincadeira inconsequente que traz graves prejuízos espirituais e arrastam os jovens para as “profundezas de Satanás” (Ap 2.24). Brincadeira que é tratada como se realmente fosse inócua, nem boa e nem ruim, conforme falou o psicólogo entrevistado. De dois jovens foi dito na matéria que tiveram alucinações, viam vultos, e viviam aterrorizadas. Diante disso, pergunto, como pode ser considerada tal atividade como uma inocente “brincadeira”? E também, rebatendo as palavras do psicólogo entrevistado na matéria, como se pode afirmar que tais fatos são produções da mente da pessoa conforme ele percebe o mundo ao seu redor?

Realmente, segundo a Palavra de Deus, é possível ter contatos com o mundo espiritual. Mas Deus terminantemente proíbe tal atividade (Dt 18.9-14). Porque estes contatos são sempre prejudiciais aos seres humanos. Porque Satanás tem a intenção de destruir as almas dos homens. Jesus disse:O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundãncia” (Jo 10.10). O jogo do copo, ou do compasso, ou tábua de ouija é nocivo à integridade espiritual de quantos os utilizarem. Inclusive casos de possessão tem sido constatados em alguns praticantes, fascinados com os “copos que andam” dando as “respostas” que eles pedem. Ou, como relatado, jovens que passam a viver oprimidos, vendo vultos, com medos inexplicáveis ou tendo mania de perseguição.

Infelizmente em nossa pátria, desde seus primórdios, cultiva-se amplamente o gosto pelas coisas do ocultismo. Quer sejam os índios com suas pajelanças, ou os europeus com sua antiga bruxaria de origem pré-cristã, ou as crenças dos povos africanos, igualmente invocadores dos poderes do oculto, o resultado desta amálgama, deste caldeamento é a religião popular pagã que tantos praticam e que por isso vivem atormentados por inúmeros problemas espirituais e psíquicos, ou são “aparelhos” para a manifestações demoníacas.

A Igreja Cristã deve confrontar os poderes das trevas e fazer bem conhecido o Evangelho libertador de Nosso Senhor Jesus Cristo. Devemos pregar com genuíno amor por tantos enganados por Satanás. Mas pregar sempre a verdade, sem subterfúgios. Jesus advertiu no livro de Apocalipse:Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte” (Ap 21.8).

Denunciemos com audácia santa estas práticas enganosas. Além da pregação, que se façam palestras, seminários, painéis de esclarecimento. Coisas de igual teor ocultista tais como benzeduras, simpatias, defumações, descarregos, e tantas outras práticas, devem ser apresentadas como realmente são, ferramentas de engano do Maligno para afastá-las ainda mais da verdade que liberta, Jesus Cristo (At 10.38; Cl 2.15; Hb 2.14).

Então Igreja do Senhor, ajudemos as pessoas a libertarem-se dos muitos laços do diabo através da pregação do autêntico Evangelho, do esclarecimento e principalmente pelo poder de Deus.

Pense nisto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário