quarta-feira, 21 de julho de 2010

A sistemática oposição contra o Pentecostalismo


Não posso me calar e deixar de me indignar contra aqueles que de forma impiedosa e sistemática, atacam tudo o que é relacionado ao Movimento Pentecostal. Gosto muito de um verdadeiro e antigo ditado que diz: Cuidado para não jogar a água da banheira fora e o bebê juntamente. E é precisamente o que fazem os detratores do Pentecostalismo. Atacam, denigrem, debocham, fazem pouco, caluniam, xingam tudo o que veem de exagero e até absurdo, mas com isso menosprezam na mesma medida tudo o que de bom e biblicamente correto representa a doutrina pentecostal.

Em sua origem gloriosa e providencial da parte de Deus, o Movimento Pentecostal destacou-se pelo ardor evangelístico e a pujança na vida espiritual dos crentes participantes desta obra santa. O liberalismo teológico e o secularismo ameaçavam como nunca a Igreja cristã no final do século 19 e início do século 20. Deus levantou muitos servos com a gloriosa experiência do batismo no Espírito Santo a fim de que uma Igreja avivada e militante pudesse fazer frente às tendências que se avolumavam na época e contribuía para o enfraquecimento ainda maior da fé cristã.

A história cabalmente demonstra que Deus interviu com um poderoso avivamento. Milhares e até milhões de pessoas em todo o mundo vieram, no decorrer dos primeiros anos do século 20 até aos dia de hoje, conhecer o poder pentecostal. O batismo com o Espírito Santo e a manifestação dos dons (1 Co 12) foram de forma constante buscados e praticados entre os crentes avivados. Da mesma forma, muitos converteram-se ao Evangelho porque a chama missionária e evangelística ardia sobejamente e uma grande colheita de almas teve lugar. Por isso é que é tão notório o crescimento das Assembléias de Deus em nossa pátria, porque o Senhor Deus foi colocando no coração de cada pessoa que se convertia, o desejo de alcançar as almas que pereciam sem esperança em seus pecados. Sendo batizado com o Espírito Santo, este crente, via de regra, ficava possuído de um zelo e um amor contínuos por aqueles que não conheciam ao Senhor.

Por causa do liberalismo teológico do início do século 20 como dissemos, as igrejas nos Estados Unidos da América do Norte, declinavam a cada dia na fidelidade a Deus e às Santas Escrituras. Cultos formais, sem vida, cristãos preocupados com exterioridades e cerimonialismo inútil era o que predominava em muitas denominações, com óbvias e honrosas exceções. Stanley Horton, eminente pastor pentecostal estadunidense é quem nos conta: "Meus professores em Harvard eram todos da velha corrente liberal. Eles conheciam a Bíblia, mas a tratavam como um brinquedo e desconheciam o poder de Deus. Pude constatar os efeitos dessa postura quando assumi por três meses o púlpito de uma igreja batista vizinha a Harvard, enquanto uma comissão procurava um pastor. Preguei uma série de mensagens sobre as doutrinas básicas da Bíblia. Depois de um sermão sobre o inferno, alguém me disse: - O senhor é diferente dos nossos dois últimos pastores. O último dizia que Deus é tão bom que não enviará ninguém para o inferno. O pastor anterior a ele acreditava no purgatório" (in O Avivamento Pentecostal, CPAD, p.15).

Mas o poderoso Espírito Santo de Deus por essa época do relato de Horton, já estava agindo e isto é provado conforme o relato de que desde mesmo antes do início daquele século, o Senhor movia-se poderosamente naquela nação em meio aos seus fiéis filhos que O buscavam ardentemente. Em 1906, ocorre aquele que torna-se um marco para todo o Movimento Pentecostal posterior, o assim chamado Avivamento da Rua Azusa, em Los Angeles, Estado da Califórnia. Por cerca de três anos, William Seymour em um prédio alugado de dois andares, realizava cultos quase que continuamente das dez da manhã até à meia-noite. Muitos dos que receberam o batismo pentecostal com o Espírito Santo espalharam esta bendita mensagem e muitas igrejas pentecostais surgem a partir desta época.

O Cristianismo do segmento pentecostal é hoje o que abriga o maior número de seguidores. São milhões em variadas denominações cristãs em todo o mundo. Muitas almas salvas e um evangelismo que continua a avançar no poder do Espírito Santo. Infelizmente, distorções tem ocorrido aqui e ali. Cristãos e denominações ditas pentecostais que não permaneceram fiéis às doutrinas básicas da fé cristã, produziram uma temível inclinação para as ideias e/ou práticas hereges e justamente estas coisas que inflamam o discurso dos inimigos do Movimento Pentecostal. Na verdade, sempre houveram oponentes contra o que os pentecostais acreditam. A contemporaneidade do batismo com o Espírito Santo e dos dons espirituais, é fortemente rejeitada por vários irmãos de muitas denominações. Acreditam que o batismo relatado no capítulo 2 de Atos foi apenas para aquele momento em que a Igreja de Jesus estava sendo inaugurada. Quanto aos dons, o falar em línguas, a profecia, os milagres e maravilhas também acreditam que serviu apenas para aqueles primeiros anos da igreja primitiva e que hoje não é mais necessário. Alegam que esses dons foram concedidos porque as Escrituras não estavam completas ainda e por isso tornou-se necessário para o crescimento da igreja. Só não explicam é que em nenhum lugar do NT é dito que os dons ou os milagres cessariam em tempos posteriores.

Pois bem, não cessaram os dons, o batismo com o Espírito Santo está à disposição de todo aquele que crer e buscar, o falar em línguas e os sinais e maravilhas acompanham os que creem (Jl 2.28,29; Mc 16.17, 18; At 2.38, 39). Eles atacam os excessos que estão infestando muitas denominações. Sabemos que os ensinos da Teologia da Prosperidade e do Movimento de Fé brotaram e cresceram em terreno pentecostal. Também igualmente assim se sucedeu com alguns ensinos heterodoxos da Batalha Espiritual e outras extravagâncias como a unção do riso, a unção de Toronto, o movimento do G12, oração do copo d'água, objetos ungidos, doutrina da maldição hereditária, confissão positiva, a quarta dimensão de David (Paul) Yonggi Cho, o cair no espírito, o sopro do Benny Him, espíritos territoriais e mapeamento espiritual, World Revival Church (Ouriel de Jesus) e suas pseudo-revelações e muitos outros estranhos e escandalosos desvios que vigoram principalmente nas assim chamadas igrejas neopentecostais.

Mas todos estes ensinos e práticas alienígenas não podem ser motivos para que os nossos detratores considerem-se cobertos de razão em suas alegações. O Movimento Pentecostal clássico adquiriu respeitabilidade através de sua notória dinâmica em pregar o Evangelho e em que seus seguidores terem uma alegria e vigor espirituais que não pode deixar de ser notados. Eu me considero um pentecostal de linha clássica e que de forma nenhuma aceito estes modismos e sectarismos ora arrolados.

Deixo aqui portanto meu veemente protesto contra a todos aqueles que criticam e infamam um movimento que tem o selo de aprovação divina bem assentado. Por favor, não queiram confundir os sectários arrolados supra ou outros que possam surgir ou que não estão dispostos acima, com os autênticos cristãos pentecostais que se mantém fiéis a sã doutrina (que não tem nada a ver com usos e costumes humanos - que fique bem claro). Pecam também contra a verdade aqueles que rotulam os pentecostais de zelosos, porém sem conhecimento, ou entusiastas, mas sem conteúdo. A busca do conhecimento bíblico-teológico aumenta a cada dia entre os pentecostais. Existem hoje, tanto no Brasil como em outras partes do mundo, crentes pentecostais que são reconhecidos eruditos na área do saber teológico. A literatura também cresce na mesma perspectiva. Louvamos a Deus pelos talentos que o Senhor tem levantado para a instrução de Seu povo.

Sou um crente pentecostal. Portanto, creio no batismo no Espírito Santo com a evidência física inicial do falar em outras línguas (At 2.4; 1 Co 12.4-10,28). Essa era a experiência normal na igreja primitiva. Creio que, conforme 1 Co 12.7, o Espírito Santo outorga dons como assim o desejar aos seus servos visando o que for útil ao Corpo de Cristo. Creio também na cura divina, em sinais e maravilhas. Vejo claramente na Palavra de Deus todas estas doutrinas de forma clara e totalmente à disposição de todos os que creem. Eu ainda creio na dinâmica do Espírito, embora o institucionalismo esteja crescente em muitas denominações, creio na soberana intervenção de Deus para que o Pentecostalismo mantenha sua característica principal de ser um mover do poderoso Espírito de Deus.

Abaixo todo desvio destas santas verdades. Repudio com veemência todo ensinamento procedente de interpretações infundadas e inconsistentes. Convido a você, caro amigo não-pentecostal, a examinar com mais propriedade a Bíblia que está em suas mãos. Após isto, verifique o testemunho da história do Pentecostalismo. Não se deixe levar pelas coisas estranhas que tem surgido hoje em dia. A Bíblia diz que o engano religioso seria uma realidade em nossa época. Porém, não jogue a água da banheira fora com o bebê juntamente. Acredito que você poderá discernir o joio do trigo dentro do Pentecostalismo atual.

Encerrando como sempre faço, deixo aqui portanto o convite: Pense nisto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário