terça-feira, 1 de junho de 2010

A Teologia não é complicada

Não, definitivamente a Teologia não é complicada. Não pode ser complicada porque estamos lidando com matéria de importância crucial para todos que professam fé em Jesus Cristo. Se o Senhor Deus resolveu revelar-se ao homem por meio das Sagradas Escrituras do Antigo e Novo Testamento, porque haveria de ser difícil o entendimento, visto que é revelação? Se fosse complicado, não seria revelação, mas sim ocultação. Por isso, Ele inspirou Moisés a escrever assim: As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei” (Dt 29.29). Nosso trabalho consiste em interpretar corretamente as palavras reveladas de Deus. Existem dificuldades sim, mas não é algo obscuro ou complicado.

Porque abordamos este tema? Porque ainda existem muitos cristãos que infelizmente torcem o nariz para o estudo da Teologia! Que ainda dizem que a Teologia é coisa de crente mundano. Que quem estuda Teologia é frio na fé. Quanta tolice, irmãos. Os que assim falam geralmente não são apegados à leitura, quer seja da Bíblia ou de qualquer outro livro. Confundem aquilo que deveria ser altamente exaltado por todos. O ministério de Nosso Senhor Jesus Cristo, por exemplo, não consistiu de um apelo sentimentalóide, fazendo as pessoas chorarem através de uma pregação puramente sentimental. De forma alguma. A palavra pregada por Jesus Cristo era uma palavra racional. Ele evangelizava e pregava, persuadindo seus ouvintes através de uma pregação, obviamente ungida, mas que levava-os a uma profunda reflexão. Veja o caso das parábolas. Uma série de histórias, muito bem apresentadas e com uma lógica irresistível. Definitivamente, a pregação do Senhor Jesus não era uma pregação emocionalista.

Ele citou inúmeras vezes a Torá, as Sagradas Escrituras do AT, e isto de maneira tão simples mas ao mesmo tempo tão profunda que os fariseus não tinham como contradizer-lhe. No Salmo 45, Davi profeticamente refere-se ao Senhor Jesus desta maneira: O meu coração ferve com palavras boas, falo do que tenho feito no tocante ao Rei. A minha língua é a pena de um destro escritor. Tu és mais formoso do que os filhos dos homens; a graça se derramou em teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre” (vs 1,2). Defendemos a tese de que o estudo sistemático da Teologia cristã de forma alguma nos fará formalistas ou secularizados, muito pelo contrário. Se Jesus como Filho de Deus, foi homem pleno e um típico judeu, como de fato o foi, certamente Ele procurou estudar a Torá como todo homem judeu fazia em sua infância e juventude. Assim, deveremos como seus seguidores, porfiar em estudar com afinco como certamente o fez Jesus. É possível que meu amigo leitor pense de que por ser Deus, Jesus não teria estudado as Escrituras. Ledo engano, pois todos do sexo masculino assim o faziam. A diferença é que Ele não estudou em escolas rabínicas e também, é lógico, pelo fato de que Ele não era um simples homem.

É mister que deixemos de lado todo este pensamento retrógrado de não estudar Teologia. Se alguém não deseja frequentar um instituto bíblico, ou seminário, ou ainda, uma faculdade de Teologia, tudo bem, Deus não nos deixou mandamento explícito quanto a isto. Porém, deve lembrar que a Bíblia foi-nos outorgada para ser crida e estudada. E neste estudo, estaremos sim, fazendo Teologia. Todo cristão é um potencial teólogo. Fazemos teologia quando refletimos a Palavra de Deus. Poderá não ser de forma organizada, sistematicamente estudando as doutrinas cardeais da fé cristã, mas é sim, teologia.

Entendamos as palavras de Pedro em sua segunda epístola 3.18. Ali ele fala de graça e conhecimento sendo que a graça refere-se à vida de oração e consagração pessoal, a manifestação dos dons do Espírito Santo, por exemplo. O conhecimento é a leitura, a meditação nas Santas Escrituras, a fim de compreender as doutrinas cardeais de nossa fé, os assuntos de que a Bíblia trata (Deus, o homem, o pecado, a salvação, e outros). O texto de Pedro fala de que devemos crescer em graça e em conhecimento de Jesus Cristo. Portanto, Teologia não pode ser complicada, porque estaremos tratando de coisas cruciais, fundamentais para a vida de qualquer que esteja na condição de discípulo de Jesus. Pedro ainda cita nos versos 15 a 17 de pessoas que já no seu tempo distorciam as Escrituras que Paulo escreveu sob a inspiração do Espírito Santo, assim como o próprio Pedro. Aprendemos aqui a ter o devido cuidado neste estudo da Bíblia para que estejamos sob a inteira égide do Espírito Santo porque poderemos sim também incorrer no mesmo erro.

Jamais Deus nos revelaria algo que se mostrasse complicado, confuso, emaranhado. Nosso Deus é sábio e Sua revelação para nós é perfeitamente pertinente. Ele é um Deus que se deixa e se deixou conhecer por meio das Sagradas Escrituras e, maiormente por Jesus Cristo. Tenhamos a devida prudência, portanto em estudar Sua Palavra para termos, isto sim, uma vida descomplicada. Somos complicados por causa do pecado e se lermos e nos aplicarmos ao estudo bíblico, refletirmos, fazermos teologia, portanto, estaremos fazendo a vontade divina, crescendo a cada dia em Jesus Cristo, com a ajuda do Espírito Santo.

Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário