segunda-feira, 28 de junho de 2010

A formidável descoberta da Arca de Noé

Foi anunciada sem estardalhaço neste ano a descoberta no Monte Ararate na Turquia de uma estrutura de madeira antiga que lembra a descrição bíblica da famosa Arca de Noé. Uma equipe de pesquisadores, turcos, chineses e alemães fez a descoberta em outubro de 2009, mas somente em abril deste ano cuidadosamente anunciaram o achado. Com muita cautela, diga-se de passagem. Os cientistas afirmam que há 99,9% de certeza de que a estrutura encontrada seja de fato a Arca de Noé. Medições feitas através do carbono 14 dão uma data aproximada de até 2.800 anos antes de Cristo para a estrutura.

Pessoalmente, eu creio, pelo que já foi demonstrado (fotos, vídeos, material coletado, resultado de exames), de que o que encontraram ali, encravado no gelo perene do Monte Ararate é de fato a Arca de Noé. Não há razão para pensar que de assim não seja, porque a Bíblia diz claramente em Gn 8.4 que a arca repousou neste monte e foi ali que o grupo de cientistas encontrou a estrutura de madeira. Não se pode imaginar de a Arca ter repousado em outro lugar, porque o texto cita nominalmente o monte. Não há informações de que haja outro monte com este mesmo nome. Foi aventada uma hipótese sem sustentação alguma de que na realidade a Arca teria repousado em um grupo de montanhas que fica no Irã.

O material divulgado até agora mostra os pesquisadores no interior de uma impressionante estrutura de madeira muito bem conservada. Eles mostram com clareza meridiana o interior da embarcação, as tábuas de madeira perfeitamente dispostas e conservadas pelo gelo de séculos sobre séculos. Aprouve a Deus fazer com que esta, se totalmente comprovada, vir a ser a maior descoberta arqueológica de todos os tempos. Várias excursões já foram feitas ao local no intuito de encontrar a Arca em épocas diferentes, fotos aéreas foram divulgadas, supostamente pedaços de madeira da Arca foram trazidos para exame, mas nada muito concreto foi efetivamente trazido à lume. Parece que esta expedição científica pela primeira vez trará algo de concreto ao conhecimento público. Os integrantes da equipe logo que encontraram a estrutura de madeira começaram a realizar estudos de campo, fazer medições e coletar amostras, com todo o processo sendo filmado. Esta é a primeira equipe na história que documenta visualmente o interior da estrutura de madeira na montanha. Por isso é que esta expedição se reveste de grande importância pelos recursos utilizados.

O Monte Ararate tem 5.165 metros de altura. Sua escalada sempre foi considerada uma das mais difíceis do mundo, segundo alpinistas experientes. Muitos já morreram intentando encontrar a Arca ao tentarem enfrentar esta montanha. O registro mais antigo que se conhece de algum pesquisador tentando encontrar a milenar embarcação é do cientista alemão Dr. Friedrich Parrot que escalou a montanha em 1829. Muito embora não tenha conseguido provas substanciais que confirmassem a existência da Arca, ele foi o primeiro dentre muitos que posteriormente tentaram encontrá-la. O Dr. Ahmet Özbek, geólogo turco, membro da equipe de pesquisadores, explicou que as condições climáticas no Monte Ararate nestes milhares de anos, ajudaram a conservar a estrutura de madeira que foi achada. Afirmou que nos dias atuais, a linha permanente de neve no monte é de 3.900 metros e a estrutura de madeira encontrada pela expedição está acima de 4.000 metros. Temperatura baixa e condições ambientais dos depósitos de material vulcânico da geleira ajudaram na preservação. Explicou também que a proporção em peso da estrutura era capaz de transportar até 5 vezes o seu peso, portanto, é perfeitamente capaz de suportar o peso da neve e do gelo sem quebrar em pedaços. De um ponto de vista científico objetivo, a descoberta de madeira nesta altitude do Monte Ararate é muito encorajadora porque se sabe que em altas altitudes as montanhas não apresentam árvores e nenhum tipo de ocupação humana foi jamais encontrada acima da referida altitude, 3.000 metros. Então se conclui de que, não somente a descoberta de agora como os indícios encontrados em expedições em anos anteriores podem realmente ser da Arca de Noé.

O site Forum Adventista http://adventista.forumbrasil.net/historia-e-arqueologia-f7/pesquisadores-creem-ter-encontrado-arca-de-noe-t546.htm descreve com mais detalhes esta incrível descoberta, inclusive com imagens incríveis da filmagem no interior da estrutura onde os cientistas conseguiram adentrar através de uma fenda no gelo. Vale dizer que reveste-se de crucial importância a descoberta e a documentação com detalhes pelos cientistas. Posteriores estudos deverão ser realizados, trazendo à lume mais informações cruciais. Esta descoberta acontece em meio a um crescente aumento do número de céticos em relação fé cristã. Eles sofrerão portanto um impacto formidável sobre suas conciências quando a pesquisa deixar bem evidenciada a veracidade do relato bíblico. Cremos que o Senhor Deus permite soberanamente esta descoberta com detalhes agora para mostrar aos ateus e a todo e qualquer tipo de incrédulo, de que tudo que está escrito na Bíblia é plena verdade.

Quero continuar acompanhando com vivo interesse tudo o que se relaciona com este monumental evento da arqueologia. O governo turco autorizou a continuação das escavações no local. Notório é que o crente em Jesus Cristo, não precisaria de provas deste tipo para crer em tudo o que a Bíblia diz. As próprias palavras de Jesus em Lucas 17.26,27 atestam que Noé, a Arca e o Dilúvio são verossímeis. Porque “…bem-aventurados os que não viram e creram” (Jo 20.29b). É uma descoberta que contribui para deitar abaixo os postulados contra a Bíblia e contra o Cristianismo. Também estou bem cônscio que, com todas as evidências perfeitamente demonstradas através da pesquisa legitimamente científica, ainda assim haverão negativas e rejeições contra a verdade dos fatos. Porque em verdade, não é por falta de evidências ou provas que eles não acreditarão. É assim porque possuem um problema de ordem espiritual, o pecado, que leva-os a negarem a verdade, mesmo diante de provas irrefutáveis.

Em verdade, esta presente geração é semelhante à geração antediluviana. Jesus disse claramente a respeito:E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio,e os consumiu a todos(Lc 17.26,27). As características dos dias de Noé, moralmente falando, são semelhantes aos dias de hoje. Indiferença por Deus e por Sua Palavra, egoísmo, hedonismo, sexualidade deturpada, materialismo, corrupção em todos os níveis, violência sempre crescente. Deus falou a Noé que traria então o juízo sobre a terra por meio do Dilúvio, porque o homem corrompera seu caminho diante d’Ele (Gn 6.5). Noé logrou graça aos olhos de Deus, e , juntamente com sua família, foi preservado daquela destruição que sobreviria, o que de fato ocorreu (Gn 7.6-24).

Sempre é de se imaginar a perfeição dos projetos divinos. Deus repassou ao seu servo, Noé, as medidas com as quais ele haveria de construir aquela embarcação. Engenheiros navais calcularam que as medidas registradas na Bíblia eram genialmente perfeitas para sua utilização, ou seja, uma grande caixa dividida em compartimentos e em andares para abrigar os animais que Noé teria que preservar consigo e mais espaço para mantimentos e para sua própria família, com ele oito pessoas. A Arca foi feita para flutuar com segurança e estabilidade durante um ano no grande oceano diluviano que em breve se formaria em toda a terra.

Por isso, querido irmão em Cristo, ou você, que não crê na Bíblia, atente para a importância destas coisas. Para nós, apenas uma gloriosa manifestação da soberania divina em conservar durante tantos séculos esta embarcação em um lugar inacessível e somente agora permitir sua descoberta e divulgação com abundantes provas, agindo com misericórdia para que o incrédulo creia e reconheça a veracidade de Deus e de Sua Palavra.

Em tudo e por tudo, eu rogo a todos: Parem e pensem sobre tudo isto.

2 comentários:

  1. prezado irmão,
    Inseri seu blog em meu blogroll.
    Parabéns pela qualidade dos artigos
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado irmão Alexander, e é uma honra tê-lo por aqui, volte sempre, que o Altíssimo cumule sua vida e ministério com muitas dádivas, fique na Paz!

    ResponderExcluir