segunda-feira, 10 de maio de 2010

Eu quero ser santo!

Que atrativo para o homem da sociedade pós-moderna poderá ter o mandamento bíblico conforme está registrado em 1 Pe 1.15,16: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a nossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”?

Note as palavras de Paulo em Efésios 4.17-32 até 5.1-21. Coisas como a impureza (4.19), mentira (v.25), furto (v.28), palavras torpes, ou seja, palavras de baixo calão (v.29), amargura, ira, cólera, gritaria, blasfêmia (v.31), prostituição, impureza, avareza, indecências ou torpezas, conversas tolas ou parvoíces, gracejos obscenos ou chocarrices (5.3,4), são tão normais e corriqueiras para as pessoas deste nosso tempo que o chamado de Deus que todos os crentes em Cristo possuem, a sua santa vocação conforme está escrito em Ef 4.1, soam como absurdas e até ridículas para outros tantos.

A mim foi ordenado: E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade” (Ef 4.24). Ainda, em 1Ts 4.7: Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.” Tenho de Deus a ordenança clara para andar de maneira contrária a maneira dos incrédulos, dos infiéis, dos que andam conforme seus próprios desejos ou concupiscências, note: Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus” (1 Pe 4.2).

Vivendo de acordo com seus próprios desejos, os homens realmente acham estranho o proceder de um autêntico servo de Deus. A Bíblia Almeida Século 21 verte desta forma a passagem de 1 Pe 4.4: Eles acham estranho que não vos juntais a eles na mesma carreira desenfreada de licenciosidade e vos difamam.” Realmente, o ímpio vive sem freio algum em sua louca vida de cada dia, desobedecendo aos mandamentos do Senhor de contínuo e ainda falam mal do crente que procura viver para Deus, que está abstendo-se de toda espécie de maldade e pecado.

Trago à minha memória o texto de 1Ts 5.23: E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. O Senhor não quer nada menos do que minha integral e completa santidade. Ao encontro com Jesus nas nuvens do céu, precede uma vida de santificação, de separação de tudo aquilo que desagrada ao Senhor. Também lembro-me de Hb 12.14: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá ao Senhor.”

Não há outra maneira de viver a vida cristã. Vemos com tristeza nestes dias, um crescente decréscimo dos padrões de santidade nas vidas de muitos que professam o Nome de Cristo (e eu me incluo entre estes também). Alguns dizem (e eu me incluo novamente) que estes dias que ora estamos são dias mais difíceis para se viver a vida real de um cristão como as Escrituras determinam. Não é verdade. Eu não posso continuar a acreditar nesta afirmação. Agora vejo com mais claridade, que os cristãos de outrora tiveram seus próprios problemas e que cada época da história da Igreja de Cristo sobre a terra, tinha seu próprio quinhão de problemas e vicissitudes. A Bíblia sempre esteve disponível no decorrer destes dois milênios de história, as instruções de como ter um viver santo ao alcance dos filhos de Deus de cada época. Com toda sinceridade que um crente em Jesus deve ser possuidor, somos na realidade relapsos com nossa vida de consagração de cada dia e queremos sempre arranjar um culpado para nossa negligência em sermos de fato separados para uso exclusivo do Senhor da Glória.

Por isso, EU QUERO SER SANTO! Nada menos do que isso. Nada diferente disso. Nenhuma outra meta além dessa. Não vou continuar a ser participante das preferências dos que caminham na estrada larga (Mt 7.13,14). Vou colocar minha mente para pensar nas coisas lá do alto (Cl 3.1,2). Vou negar de todo o meu coração aos meus próprios e maus desejos, carregando a cruz de Cristo para onde eu for, ou melhor, para onde Ele me enviar (Lc 14.26,27; Mc 8.34,35). Vou permitir-me ser guiado pelo Espírito Santo, andando n'Ele (Rm 8.14, Gl 5.16). O súdito do Reino de Deus vive desta maneira, maneira que é estranha aos olhos do mundo.

EU QUERO SER SANTO! E assim, caminhar com o meu Deus, desfrutando continuamente de Sua amorável companhia. Não quero incorrer na condenação que está em Tg 4.4: Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”

Agora, …libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para SANTIFICAÇÃO, e por fim a VIDA ETERNA” (Rm 6.24).

Que vida gloriosa eu viverei então andando em santidade. Não mais vacilarei. Vale a pena andar nos retos caminhos do Senhor. É incomparavelmente admirável querer ser santo e procurar viver assim. O homem pós-moderno realmente não pode compreender o que significa esta vida “louca, estranha e careta” do crente em Jesus.

Já estou pensando continuamente nisto. E quanto a você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário