terça-feira, 13 de abril de 2010

O Reino de Deus, nossa prioridade

Todos nós que fizemos profissão de fé no prometido Messias de Israel, Jesus Cristo, temos que ter em mais alta conta o Reino de Deus. Não é o caso de termos por nós mesmos, nós, que somos a comunidade messiânica, ou seja, a comunidade dos seguidores de Yeshua HaMashiach, a Igreja, não é o caso, repito, de conduzirmo-nos conforme nossas próprias interpretações do que seja este Reino, mas devemos com bastante exatidão atentar para o que Jesus disse em Mt 6.33: Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Comer, beber e se vestir. Os gentios, ou seja, todos os que não fazem parte deste Reino, como disse Jesus, procuram estas coisas. Mas Deus sabe que nós precisamos também delas. Fazem parte da vida, do cotidiano de cada um de nós. Para isso trabalhamos e nos esforçamos. Mas, forçoso é dizer que, o seguidor de Jesus Cristo não deverá colocar isto como a busca prioritária em sua existência. O Reino de Deus é a nossa grande e única prioridade. Sua promoção, seu avanço, sua justiça, devemos buscar incessantemente.

Este Reino começa de forma imperceptível nas vidas e nos corações de todos aqueles que aceitam a mensagem do Evangelho. Sim, é uma característica do Reino começar desta forma. Assim como a comunidade dos seguidores do Messias judeu começou de forma insignificante e hoje soma muitos milhões de seguidores em todo o mundo. Todavia, o Reino de Deus não é a Igreja, esta é uma expressão do Reino. Divulga o Reino e vive por meio de seus sublimes e superiores valores. Ainda chegará o dia da plenitude deste Reino sobre a terra. O livro de Daniel deixa este fato bem patente: Mas nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre”; “E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído”; “E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão” (2.44; 7.14,27).

O escritor aos Hebreus disse que nós recebemos um reino que não pode ser abalado (12.28). Jesus disse que ao Pai agradou dar-nos o Reino (Lc 12.32). Paulo escreveu que fomos tirados da potestade das trevas e transportados para o reino do Filho do seu amor (Cl 1.13). Todas estas citações conferem ao cristão, a certeza absoluta de que viver em função do Reino deve ser sua máxima prioridade. Embora o Reino de Deus não seja a Igreja, há uma relação inseparável entre ambos. Já existia o Reino de Deus antes do advento da Igreja, e depois que esta for retirada da terra, ao término de sua missão e por ocasião da vinda de Jesus, o Reino continuará, porque a partir daí entraremos em sua posse e plenitude (Mt 25.34).

Quando não damos o primeiro lugar ao Reino de Deus em nossas vidas, acontece conosco o que aconteceu com os israelitas no tempo do profeta Ageu. Deus disse por intermédio do profeta, que os israelitas deveriam considerar seus caminhos (1.5), porque estavam semeando muito e colhendo pouco, comendo, e não se fartando, bebendo, mas não se saciando, vestiam-se, mas não se aqueciam, recebiam salário, mas recebiam-no num saco furado (1.6). A casa de Deus deveria ser construída, mas os israelitas não tinham tal projeto como prioritário. Por isso, diz o profeta, …retém os céus sobre vós o orvalho, e a terra detém os seus frutos” (Ag 1.10).

Certo, muito certo é que, a benção do SENHOR estará sobre a vida de cada um de Seus filhos se elegerem como prioridade o Reino de Deus (Dt 28.1-14). Nesta passagem, Moisés declara aos israelitas prestes a tomarem posse da terra de Canaã, o que lhes sucederia se permanecessem fiéis em todas as ordenanças de Deus. Paira sobre nós, maior dimensão de bençãos, posto que temos o testemunho do Evangelho, que é superior à lei de Moisés (Hb 3.6).

Irmãos amados, participantes da mesma vocação em Cristo Jesus, o Reino de Deus já está implantado em nossos corações. Por isso, vivemos aqui como embaixadores deste mesmo Reino (2 Co 5.20). Temos em nós uma palavra de reconciliação para aqueles que ainda não participam deste Reino (2 Co 5.18,19). Este trabalho sublime, deve mover-nos continuamente, porque Jesus disse: “E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim” (Mt 24.14). Somos, conforme explicou Jesus na parábola do joio, a boa semente, ou seja, o trigo (Mt 13.38). Na consumação dos séculos, seremos recolhidos aos eternos celeiros do SENHOR, Aleluia.

Viver em função do Reino de Deus: Pense nisto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário