terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Tragicamente, eles moram num pantanal!


Não posso me conformar com as cenas dias atrás de moradores do bairro Jardim Pantanal na periferia da cidade de São Paulo. Cidadãos, trabalhadores, que pagam seus impostos, que procuram viver de maneira ordeira e digna, em condições tão absurdas e aviltantes.

Suas mãos calejadas e seus pés cansados do cotidiano casa-trabalho-casa tiveram que suportar a situação abjeta de verem suas casas e suas ruas serem invadidas pelas águas do rio Tietê transbordadas por causa das intensas chuvas que acometeram toda a Região Sudeste. Infelizmente, o lugar onde moram é às margens do rio e, sendo assim, suas terras são baixas e sujeitas a inundações. Mas o poder público nada fez, anos atrás, para impedir que fossem feitas edificações no local e ainda vieram a urbanizar toda a região. Na verdade, aquela deveria ser uma região declarada território proibido para moradias ou estabelecimentos de qualquer natureza.

Agora vemos com tristeza o sofrimento de milhares que, sem nada poderem fazer, observam a água inundar o lugar onde moram, onde está o resultado de sua faina diária, o investimento que fizeram para viverem com segurança, com dignidade mínima. As águas diminuíram mui lentamente e as pessoas tiveram que transitar por elas, águas misturadas com esgotos e sujeitaram-se a contaminações e doenças, não possuindo outra alternativa porque precisam ganhar o pão de cada dia.

Eu gostaria de saber se o prefeito e demais autoridades farão algo concreto para resolver de vez esta questão. No noticiário ouvimos que o governo dará a cada família, após ser feito um cadastramento, um determinado valor para que aluguem uma moradia enquanto são construídas casas populares em outra região. Se isto realmente for concretizado, tudo bem, mas que seja em ritmo acelerado porque na realidade o erro está nos próprios governantes como disse anteriormente, na permitir construções no local seguindo-se a urbanização.

Sabe-se que uma criança morreu por causa da exposição à água contaminada, provavelmente a causa foi a leptospirose transmitida pela urina dos ratos e outras pessoas foram hospitalizadas com problemas vários de saúde porque, como dito, tiveram que transitar nas ruas ainda inundadas com as águas do rio Tietê.

Ficamos aqui na expectativa de que a sabedoria e o bom senso sejam características de todos os nossos governantes. Deus deseja que o governo seja para o bem comum, o bem de todos os cidadãos. Que interesses econômicos sejam deixados de lado para que somente predomine o bem estar de todos nós. Governar é uma arte e podem os homens e mulheres imbuídos de um mandato, buscarem em Deus e em Sua Palavra a orientação correta para seu governo e em assim fazendo proceder conforme o caráter do Senhor de toda a terra.

Que todos pensemos nisto: Deus ama a todos e deseja o seu bem estar e, sobretudo, que conheçam a Jesus Cristo, tanto governantes como governados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário