quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Mais de Deus neste 2010....


"Mais de Deus neste 2010." Estaria me referindo às tolices apregoadas pela Teologia da Prosperidade?

"NÃO!" Em absoluto. Refiro-me a uma vida vivida para Deus conforme preconiza a Bíblia. Muitos cristãos por causa de uma maciça pregação dos postulados do Evangelho da Prosperidade, estão vivendo um sub-evangelho, um evangelho amorfo, mesquinho, antropocêntrico enfim. Este evangelho adulterado é aberrante e aberrador. O Deus que apregoam é desfigurado. As reivindicações monetárias são o principal negócio nestas "igrejas" da prosperidade. Para eles, falar em "mais de Deus em 2010" equivale a mais cifrões na conta bancária, a adquirir ou trocar o carro atual por outro mais incrementado, ou comprar "aquele" apartamento em algum lugar da moda.

Isso para eles é sinônimo das bençãos de Deus. Este é o conceito mixuruca de "benção" que concebem e ensinam. Não aceitam em hipótese alguma os reveses a que todos estamos sujeitos. Defendem ardorosamente a tese de que o Senhor deseja dar riquezas a todos indistintamente, de que isso consiste na principal ação divina na vida de Seus filhos. Afinal, dizem, somos todos "cabeça" e não "cauda", somos "filhos do Rei", ora, se somos príncipes então, crêem eles, não é apropriado e correto desfrutarmos de tudo de bom e do melhor desta vida? Não é para isso que fomos chamados?

Este "evangelho" encontra lugar entre nós por causa da condição sócio-econômica da maioria da população brasileira. Seus apelos para que haja riqueza, prosperidade, saúde e vida longa são, de fato, muito atraentes em nosso contexto.

Sempre afirmei de que existe uma real e verdadeira prosperidade para todo o filho de Deus. Para todos que amam ao Senhor e Sua Palavra, estes serão sempre prósperos. Mas, e esta prosperidade, é dinheiro, é carrão do ano, é apartamento na beira-mar, é saúde fenomenal? Não necessariamente. O Senhor Deus até pode contemplar Seus servos com tudo isso. Afinal, não é Ele o dono do ouro e da prata (Ag 2.8) ? Não é d'Ele a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam (Sl 24.1) ? Sim, Deus pode enriquecer a quem quiser, como fez com o rei Salomão (1Re 3.13) com Abraão (Gn 13.1, 2) e com Jó (Jó 42.12). Mas, eu gostaria de mencionar que a verdadeira prosperidade está em obedecer a Palavra de Deus como vemos em Js 1.8. Deus disse a Josué de que ele prosperaria se observasse Suas ordenanças. Haveria verdadeira prosperidade em todos os seus caminhos.

Em Provérbios 3.13-18 está escrito: "Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; Porque é melhor sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que os rubis, e tudo o que mais possas desejar não se pode comparar com ela. Vida longa de dias está na sua mão direita; e na esquerda, riquezas e honra. Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas de paz. É árvore de vida para os que dela tomam, e são bem-aventurados todos os que a retêm."

Temos por certo que esta é a prosperidade descrita nas Escrituras. Veja o caso de José do Egito. Por muitas vicissitudes ele passou, mas foi fiel ao Senhor e como resultado vemos a prosperidade chegando para ele na forma de uma posição altíssima na corte de Faraó. E ainda mais, cumpriu desta forma os desígnios de Deus para com Seu povo Israel. Podemos citar ainda a Daniel e seus companheiros em Babilônia. Deus os fez prosperar por causa da fidelidade demonstrada em meio a um governo ímpio e pagão (Dn 1.17-21; 2.46-49; 3.30; 5.29; 6.26-28).

Rejeitemos portanto toda falsa prosperidade apregoadas dos púlpitos de nossas igrejas. Que em 2010 possamos, como seguidores de Jesus Cristo, ser mais fiéis a cada dia, para que então a verdadeira benção possa nos alcançar. Quando assim fizermos, não precisaremos ficar correndo de maneira insensata atrás das promessas de prosperidade. A benção nos alcançará porque é o próprio Deus quem determinará isso, e não o homem, que não pode determinar NADA (Dt 28.1-8, note que nestes versículos, o povo de Israel seria abençoado pelo fato de permanecer obediente ao que Deus determinara na lei,a benção os alcançaria então, somente pelo fato de serem obedientes).

Feliz 2010 para você cristão, tenha mais de Deus conforme diz a Sua Palavra.

Pense nisto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário