quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Cuba, sufoco, perseguição e prisão


Uma das coisas maiores e preciosas a qual todo ser humano não pode prescindir é sua liberdade pessoal. O homem foi criado com livre arbítrio. Isto é fundamental para que sua existência esteja plenamente autenticada. Muito embora seja uma criatura à imagem e semelhança de seu Criador, este não criou o homem com um cabresto. Criou-o com liberdade. Liberdade para discordar de Deus e liberdade para rejeitá-lo. Desta forma, a própria atitude d’Ele para conosco é o paradigma para agirmos com nossos semelhantes da mesma maneira.

Isto posto, é deplorável a situação do povo cubano sob o regime totalitário de Fidel Castro e, agora sob o sucessor, seu irmão Raúl. A liberdade continua, ela própria, precisando ser libertada. Não é possível que tantas pessoas ainda cultuem a nação cubana, incensando-a como se o comunismo ali tivesse dado certo, porque há saúde gratuita para todos ou porque 99,8% da população é alfabetizada. Só quem vê Cuba assim, com lentes cor-de-rosa é porque nunca morou lá. Nunca sentiu na pele a estagnação e a miséria na qual vive o povo cubano.

Há vozes que se levantam em quase todas as ditaduras para denunciar ao mundo o que se passa internamente. Os turistas que vão a Cuba não são estes portavozes porque o que veem é maquilado pelo governo. Assim, podemos saber de verdade o que se passa no país através de alguém que mora lá e que descreve fielmente sobre toda a opressão do povo. Refiro-me a Yoani Sanchéz que em seu blog Generación Y (www.desdecuba.com/generaciony), procura, com toda limitação, porque exatamente sofre com a opressão do governo sobre ela, narrar sobre o cotidiano sofrido dela e de seus compatriotas.

Admiravelmente, esta brava mulher de 1,64 metro e 49 quilos, não se cala diante dos desmandos do governo comunista, castrador das liberdades das pessoas. Em seu blog escreve há dois anos sobre as dificuldades em viver no país e é autora do livro De Cuba com Carinho (Editora Contexto). Yoani discorre livremente no blog sobre o dia-a-dia, a ausência de liberdade e a escassez de gêneros de primeira necessidade. Fala com pleno conhecimento de causa sobre a realidade cubana. O portal Desdecuba.com em que o blog está hospedado, encontra-se bloqueado há mais de um ano para quem tenta acessá-lo de Cuba. Ela é vigiada o tempo todo pela polícia política e todos os seus vizinhos, amigos e parentes são informados de que ela é uma ameaça ao regime. Já foi premiada nos Estados Unidos e na Espanha devido ao trabalho que desenvolve, porém o governo se nega a conceder a permissão para que viaje para receber seus prêmios.

Recentemente, Yoani foi agredida pelos trogloditas castristas, uma verdadeira covardia contra alguém que se propõe a não aceitar que o governo continue a ter o monopólio da verdade. Não bastou a vigilância implacável sob a qual vive e nem ao fato de que também pressionaram sua mâe no trabalho, ameaçando de tirar-lhe o emprego de onde tira um minguado salário.

Urge que aprendamos de uma vez por todas a encarar a realidade como ela se nos apresenta. Cuba está debaixo de um governo ditatorial há muito tempo. Seu povo sofre terrivelmente com falta de comida, falta de energia elétrica, cerceamento da liberdade de ir e vir e tantos outros cerceamentos. Basta desta visão romântica que muitos nutrem pela ilha caribenha, que, em que pese suas belezas naturais, agoniza sob a mão-de-ferro do regime opressor. Vozes como a de Yoani deveriam ser levadas em consideração e ajudá-la em sua luta para libertar o país de tão odioso regime torna-se imperioso. Acesse seu blog onde Yoani descreve maneiras de ajudá-la em sua luta desigual.

Não nos enganemos: outros países da América Latina estão com processos de aprisionamento de sua liberdade em andamento. Venezuela, Equador e Bolívia possuem governantes que demonstram claramente suas intenções de ter todo poder em suas mãos. Desses, a Venezuela de Hugo Chávez é o que mais preocupa por causa de seu poderio econômico (petróleo) que lhe permitiu aquisições recentes de armamentos, ou seja, um governante com intenções bélicas suspeitas, além de também estar se revelando a cada dia um cerceador das liberdades do povo e da imprensa em seu país, monopolizando todas as opiniões assim como Fidel fez em Cuba.

Oremos pelo povo cubano. A oração de um justo pode muito em seus efeitos (Tg 5.16b). É óbvio que a igreja em Cuba também sofre muito com o clima de opressão. Mas o Senhor vela pelo Seu povo e é notório que mesmo em meio ao sofrimento, a obra de Deus tem crescido naquele país. Muitos tem tido a oportunidade de ouvir o Evangelho, até mesmo membros do Partido Comunista.

Desejo que você pense sobre a situação de Cuba e seu povo e também sobre pessoas como Yoani Sánchez. Procure conhecer seu trabalho e seu sofrimento. Não sejamos omissos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário