quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Igreja: Vivendo em esperança e em expectativa


Vivemos como Igreja do Senhor na dimensão da esperança e da expectativa escatológica. Sabemos, pelas Escrituras do AT e NT, que Jesus Cristo retornará e estabelecerá o Seu reino sobre todas as coisas (Dn 7.13, 14).

É a Igreja, por vocação, um lugar de esperança. Organismo vivo, composto de muitos membros e com variadas funções (1Co 12.12-31; Rm 12.4-8), está a Igreja comissionada por Deus para proclamar esta esperança, oriunda que é da verdade do Evangelho.

Nossa expectativa é pelo breve retorno de Nosso Senhor nas nuvens do céu e nosso arrebatamento e união com Ele para todo o sempre.
O crente em Jesus nutre-se desta esperança. E por causa da iminência do retorno de Jesus, vigia e ora (Mt 26.41) como Ele mesmo ordenou que fizéssemos.

Fundamentado no que diz a Palavra de Deus, tem a Igreja portanto o que realmente oferecer a um mundo sem esperança e que não nutre expectativas alentadoras sobre o estado do mundo e seu futuro, futuro este quase sempre projetado em tons sombrios de guerras, fomes, poluição e destruição do meio ambiente, etc. Para este mundo está a Igreja plenamente comissionada para oferecer a luz e a verdade que promanam do Evangelho.

Todavia, lamentavelmente em inumeráveis vezes em sua história e ainda hoje, vemos uma Igreja não cumpridora desta santa vocação de esperança e expectativa. Uma Igreja afetada por ventos de doutrinas (At 20. 29, 30; Ef 4.14; 2 Pe 2.1-3; Jd 4), por divisões e dissenssões (1 Co 3.1-3), uma Igreja morna (Ap 3.15,16) e, infelizmente, uma Igreja apóstata (1 Tm 4.1-3).

Urge que aconteça um pleno retorno ao fundamento único e seguro da Bíblia Sagrada (Ef 2.20). Que haja igualmente um fervor renovado na vida de cada cristão individualmente. Uma real conversão de nossos afetos a Deus, num relacionamento inteiramente calcado no amor à bendita Pessoa do Senhor e ficando de fora qualquer coisa menor que isso, porque a verdade é que muitas vezes nosso relacionamento com Deus tem como base somente o interesse mesquinho em Suas dádivas, Suas bençãos e não em Sua própria Pessoa, como realmente Ele é, em Seus divinos e gloriosos atributos e na magnificência augusta de Sua presença que nos atrai.

Portanto, só oferecerá real esperança ao mundo, aquele cristão que, individualmente, serve a Deus conforme orientações em Sua Palavra, e a Igreja, coletivamente, faz da mesma forma e sinaliza ao mundo a glória do Evangelho.

Nossa esperança e expectativa são utilizadas pelo Espírito Santo, creio, para atrair muitas almas para Cristo. Quando a comunidade dos redimidos vive exultantemente, mesmo em meio a variadas tribulações, dando glória a Deus por tudo, causará um efeito de atração para vidas destroçadas pelo pecado. Quando a comunidade dos redimidos vive em união (Sl 133.1), procurando autenticidade nos relacionamentos e vivendo verdadeiramente à luz do Evangelho, atrairá vidas que vivem em desilusão. E é esta Igreja, alegre, unida, por causa do amor de Deus e pela esperança e expectativa presentes em si que haverá de buscar, cuidar e restaurar o ser humano pecador através do poder de Deus.

O Espírito de Deus continuamente trabalha em nós, quer individualmente (Fp 1.6), que coletivamente (1 Co 12.1-31). Permitamos este bendito trabalho do Parácleto divino. Não podemos cometer os erros do passado e nem ser derrotados pelos clamores vãos do presente. Viver em esperança e expectativa pelo breve retorno de nosso Senhor e Salvador é característica fundamental da comunidade dos redimidos - fator que distingue a Igreja de Cristo de qualquer outra instituição do mundo.

Pense nisto e que seu coração esteja inundado pela esperança e você possa viver na expectativa do breve encontro com o Senhor Jesus. Deus te abençoe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário