domingo, 4 de outubro de 2009

Pregação em retalhos

Acabei de chegar em casa vindo de um culto onde me deparei com algo que ainda teima em acontecer no ministério de pregação de determinados pastores: a mania de pregar sem um texto bíblico que sustente sua ministração.

Foi, posso assim dizer, uma verdadeira "colcha de retalhos" como comentei com minha esposa que também teve o desprazer de ouvir o dileto irmão. Já adianto que não estou a questionar o caráter, a motivação ou a comunhão deste servo de Deus. Mas questiono sim e nisto temos respaldo na própria Bíblia (At 17.11; 1 Ts 5.21), o que é falado e a maneira como é feito. Isto posto, como o referido pastor era o pregador oficial daquele culto, esperávamos uma mensagem que de fato nos alimentasse, mas não foi o esperado. Assumiu o púlpito, abriu a Bíblia e começou a falar, falar, textos e mais textos mas sem a devida e necessária coerência, ajuntando esta passagem com aquela outra (sem ler a Bíblia, note-se) a tal ponto que perguntei a mim mesmo: afinal, onde ele quer chegar?

Disse que estava ali para trazer uma mensagem da parte de Deus. Não duvido. O que causa preocupação é esse mau hábito de não se expor o texto conforme se encontra na Bíblia, para trazer à lume exatamente o que Deus quis dizer e não o que ele possa achar que Deus teria falado.

Posso parecer rigoroso mais Deus disse a Jeremias (1.7) que ele deveria falar para o seus compatriotas tudo o que Ele estava ordenando. Posso parecer crítico demais mas Deus disse a Ezequiel de que ele deveria ir à casa de Israel e falar-lhes as Suas palavras (3.4). E poderia citar outros tantos exemplos de que devemos pregar somente a Palavra de Deus.

O que acontece, em minha ótica sobre esta questão é que a formação de determinados pastores e pregadores (note bem, não estou questionando o chamado de alguém para o ministério) é, muitas vezes, deficitária no que tange ao zelo de se estudar a Palavra de Deus para pregar sermões verdadeiramente bíblicos e expositivos. Não sou contra o sermão tópico ou textual, mas o sermão expositivo é aquele que faz a exegese do texto, e este texto não abrange um só versículo, mas uma passagem, um capítulos, vários capítulos ou mesmo um livro inteiro. "É o sermão primordialmente bíblico porque se ocupa em interpretar, literal ou de forma figurada, a passagem e o texto bíblico em estudo. O tema deste tipo de sermão é encontrado diretamente no texto sendo seu desenvolvimento feito com material que possua uma reta interpretação e tenha um propósito que se harmonize com o significado original do texto" (O Pregador Eficaz, p. 79 CPAD).

E este tipo de sermão, pela sua própria peculiaridade é o que realmente traz um proveito e um efeito salutar de alimentar a alma dos ouvintes com todo o conselho de Deus. No caso que testemunhei hoje à noite, não foi sermão tópico, textual e muito menos expositivo, mas sim uma verdadeira "salada" de passagens bíblicas.

"O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento" disse o profeta de Deus. E este conhecimento provém de uma pregação eminentemente bíblica e saudável por si só.

Oro com a esperança de que possam mudar a visão destes amados pastores que não pensam na possibilidade de não estarem realmente a edificar o povo de Deus. Dá-nos ó Senhor verdadeiros atalaias que falem a Tua Palavra como realmente ela é e como deve ser realmente pregada.

Pensemos todos sobre isso ao iniciar esta semana e que Deus nos abençoe. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário