sábado, 31 de outubro de 2009

O exemplo que vem da Reforma Protestante

A Reforma Protestante completa hoje 492 anos. Quando, em 31 de outubro de 1517, foram afixadas as famosas 95 teses de Martinho Lutero na porta da Catedral de Wittenberg, estava Lutero delimitando de maneira bem clara e contundente a verdadeira fé cristã e bíblica, daquela outra fé que constituia-se na verdade "um outro evangelho" (Gl 1.6-9).

O que causa espécie é que este outro evangelho continuou e tem conseguido aqui e ali contaminar o verdadeiro evangelho com toda a sorte de ensinamentos estranhos. Lutero escandalizou-se com a questão das indulgências. Com este comércio nefando, a igreja romana conseguia que seu prestígio caísse dia-a-dia e fazia com que entre seus líderes honestos e esclarecidos campeasse a revolta. Vultosas quantias de muitas formas eram direcionadas ao Vaticano. O comércio de indulgências além de tudo, fazia com as populações da Europa empobrecessem tanto material, como moral e espiritualmente. A remissão dos pecados era obtida quando o fiel, sem necessidade de arrependimento, compraria a indulgência que por si mesma era capaz de dar perdão completo de todo o pecado.

As 95 teses foram então o protesto de Lutero, um doutor da Bíblia que era um monge sobejamente conhecido pelo zelo e seriedade com que encarava os assuntos ligados à fé cristã. Nas teses, ele estava criticando os abusos do sistema das indulgências e desafiava a todos para um debate aberto sobre o assunto. A história demonstra que entre 1518 e 1521 Lutero foi levado a apartar-se do romanismo porque entendeu que era a única forma para se chegar a uma reforma que significasse uma volta do ideal da Igreja revelado nas Escrituras.

Se a história da Reforma Protestante e a vida e o ministério de Lutero tem a nos ensinar é que devemos sempre nos reportar à Bíblia como efetivamente nossa única regra de fé e prática. O ideal de Igreja como preconizada no NT está perdendo-se e em alguns lugares, a nosso ver, perdeu-se quase totalmente. Se os reformadores (Lutero, Calvino, Zwinglio e outros) tivessem conhecimento do que se passa hoje na igreja de Jesus Cristo o qual Ele comprou com Seu precioso sangue, ficariam altamente revoltados pela vulgaridade, falta de zelo, ausência de conhecimento das doutrinas da fé cristã e a contaminação pelo misticismo e a ausência de uma vida de verdadeira piedade.

Nem tudo está perdido, obviamente até porque o Senhor Jesus disse que as portas do inferno não prevaleceriam sobre a Igreja. Mas também o apóstolo Paulo, pelo Espírito Santo declara que estes últimos tempos seriam trabalhosos (2 Tm 3). Portanto, todos nós temos a responsabilidade de estar inteiramente sintonizados com a Palavra de Deus e com o Espírito Santo. Para que a Igreja seja de fato sal e luz e cumpra em sua plenitude a missão para a qual foi levantada, que é primordialmente proclamar e viver a verdade do Evangelho.

Bons exemplos devem ser imitados. O testemunho dos reformadores está aí para que todos nós entendamos que Deus sempre honrará aqueles que permanecem n'Ele e não se vendem aos mercadores da fé que anunciam o Evangelho com imundícia e fraudulência e não se entregam à avareza (1 Ts 2.1-5). E somos testemunhas dos que muitos hoje fazem do Evangelho negócio e estão enganando o povo como o fez a igreja romana na época da Reforma. O povo continua a ser enganado. Onde estão os verdadeiros pastores e as igrejas que praticarão o verdadeiro Evangelho conforme as Escrituras?

Igreja de Deus sobre a terra, pense nisto!

Um comentário:

  1. Que a paz do Senhor seja com você! Convido te a participar da:

    1ª Blogagem coletiva: Sinais do fim dos tempos – Prenúncios da volta de Cristo!

    Após ser inquietado pelo Espírito Santo de Deus, aqui estou propondo a “1ª Blogagem coletiva: Sinais do fim dos tempos – Prenúncios da volta de Cristo!” que tem como meta mostrar os mais diversos sinais que antecedem a volta de Cristo e que a cada dia se cumprem.
    Se você quiser participar, deverá publicar em seu blog um post relacionado ao tema proposto “Sinais do fim dos tempos - Prenúncios da volta de Cristo!” – no próximo dia 30 de Novembro.
    As regras para participar e mais detalhes estão no meu blog: Eu sou o mensageiro!
    Endereço do blog: http://aureliomcgomes.blogspot.com/
    Obrigado pela atenção, peço e espero que você participe.
    Faça a diferença.

    ResponderExcluir